- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. A 10ª edição do Manifesta, a Bienal Europeia de Arte Contemporânea, aconteceu no Museu Hermitage em São Petersburgo. Supervisionada pelo curador Kasper König, "Manifesta 10" foi a primeira grande exposição no Hermitage depois de sua reforma.
A visita à bienal começa no hall de entrada do edifício principal com uma vista geral das mais importantes obras de arte em vídeo, das últimas quatro décadas. Unlooped Kino, o programa de obras de arte em vídeo, foi selecionado por Rainald Schumacher e Nathalie Hoyos do Office for Art (baseado em Berlim) de coleções de arte privadas e públicas bem conhecidas e respeitadas. Estas multimídias se baseiam no tempo e são mostradas individualmente e no contexto de um museu. Elas foram compiladas em quatro programas de vídeo autônomas para o "Manifesta 10".
Para tornar os vídeos no hall de entrada público visíveis e acessíveis, Ira Koers e Roelof Mulder projetaram cinemas semi-abertos e independentes: quatro salas íntimas com um monitor, uma janela e duas bancadas com aberturas grandes em cada extremidade. As aberturas foram anexadas aos bancos, assim as pessoas podem entrar e escolher um banco sem ter que passar na frente dos outros enquanto os vídeos estão sendo projetados.
Quem está no salão também pode assistir aos vídeo através das aberturas nas paredes posteriores das salas. Uma tela LED foi pendurada em uma parede dupla que esconde os cabos e os equipamentos técnicos. O exterior da parede dupla cria um quadro para o título da sala de cinema e seu programa.
As salas de cinema foram feitas de madeira de pinho e podem ser facilmente configuradas sem prejudicar o hall de entrada. Em contraste com o exterior, onde as paredes foram cobertas com verniz transparente, os interiores são coloridos. O acabamento acetinado dos interiores reflete a luz e cor das imagens em movimento dos vídeos, continuamente mudando sua aparência.